GUIA DE RECICLAGEM
Em um sanduíche, para saborear um molho, com queijo, pão faz parte do cotidiano de muitos espanhóis. Embora o pão continue sendo um dos alimentos mais consumidos, segundo o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), ele sofreu uma queda acentuada nas últimas duas décadas. Em 2000, o consumo médio de pão por pessoa era de aproximadamente 50 quilos, enquanto em 2022 caiu para 27,94 quilos. O relatório aponta que as menores famílias compostas por jovens e adultos independentes são aquelas que reduziram significativamente seu consumo de pão. Como acontece com muitos outros alimentos, surgem dúvidas sobre sua conservação, e às vezes pode se tornar difícil de consumir: o famoso pão duro. Nem sempre sabemos o que fazer com esse pão velho, e esse é o propósito deste artigo!
Pão velho, ou pão velho, faz parte do lixo de comida compostável. Como muitos resíduos orgânicos, o pão velho vai para o composto (ou para o seu saco ecológico dedicado aos resíduos domésticos, caso ainda não tenha composto). Faz parte do lixo verde e, portanto, pode participar do processo inerente à compostagem. Lembre-se de umedecê-la bem e espalhá-la no composto, e escolha uma pequena quantidade de pão para manter uma boa proporção carbono-nitrogênio.
Lembre-se de que , mesmo que seu pão esteja mofado, ele pode ser colocado no composto. Se notar algumas manchas pretas ou cinzas no pão, deixe-o absorver em água antes de adicioná-lo ao composto para iniciar o processo de decomposição. Esse pão não deve ser colocado na superfície do composto, mas sim incorporado bem no interior para que os restos de mofo do pão participem da aceleração do processo de compostagem.
Quando pensamos em nos livrar dos restos de pão velho, muitas vezes pensamos em cavalos, pássaros ou animais de fazenda (galinhas, ovelhas, coelhos). Mas isso é uma má ideia. Embora esses animais pareçam gostar, o pão não é adequado para o trato digestivo deles. Pão velho pode ser difícil de digerir e causar problemas digestivos para esses animais. Entre esses problemas digestivos, os animais podem ser expostos a inchaço, obstruções intestinais e problemas gastrointestinais. Para aves, pode até causar problemas ósseos que afetam as asas e sua capacidade de voar.
Para prolongar a vida útil do pão, guarde-o em um local fresco e seco, longe da luz solar direta e da umidade. Evite colocá-lo perto do fogão, forno ou qualquer outro aparelho que emita calor. Você pode tentar estas diferentes técnicas:
Você também pode reutilizar seu pão antigo para melhorar suas receitas de culinária:
Corte o pão em pedaços e coloque em um liquidificador ou processador de alimentos. Misture até obter uma textura fina de farinha de rosca. Você pode adicionar ervas secas ou especiarias para dar sabor conforme suas preferências. Guarde o pão farinhado em um recipiente hermético e use para fazer carne, peixe ou vegetais.
Em uma tigela, bata um ovo com leite e açúcar. Mergulhe as fatias de pão velho na mistura até que fiquem bem encharcadas. Frite em uma frigideira com manteiga até ficar dourado dos dois lados. Sirva quente com xarope de bordo, mel ou geleia.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte o pão velho em cubos pequenos e coloque em uma tigela. Molhe azeite de oliva e tempere sal, pimenta e ervas secas, se desejar. Arrume os cubos de pão em uma assadeira e cozinhe no forno por cerca de 10-15 minutos, mexendo no meio do cozimento, até ficarem dourados e crocantes. Deixe esfriar antes de servir sobre saladas ou sopas.
Pão velho não precisa ser um desperdício, mas sim uma oportunidade de experimentar na cozinha e sabores novos e criativos. Com essas ideias, você pode dar uma segunda vida a esse pão e evitar o desperdício de alimentos. Vimos que esse pão pode ser a base de receitas deliciosas, fáceis de fazer com poucos ingredientes. No entanto, se ele não se sentir confortável na cozinha, lembre-se de que o pão pode ser compostado e que você deve evitar alimentar os animais com ele.
E se você tiver dúvidas sobre como gerenciar outros resíduos alimentares, confira nossos muitos outros artigos, incluindo sobre reciclagem de conservas vencidas.
JUNTE-SE À COMUNIDADE DE HANDY BAG®
NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Descubra as nossas dicas, os nossos compromissos e os novos produtos.