GUIA DE RECICLAGEM
Se você tem um cachorro, provavelmente sabe que pelos estão por toda parte! Com o passar dos dias, a vassoura ou o aspirador de pó recolhem esses pequenos pilhões de pelo, seja com a tosa, a escovação diária ou durante a época de queda. Mas, depois de coletar os pelos, surge uma pergunta: onde jogar os pelos do cachorro? Você deve jogá-las no lixo, no composto ou existem outras alternativas? Vamos descobrir juntos as melhores opções!
O pelo de cachorro é considerado lixo orgânico, pois, como todo material de origem animal, se decompõe naturalmente. Compostos por queratina (uma proteína também presente no cabelo e nas unhas humanas), os pelos de cães se degradam com o tempo e podem ser integrados aos processos de biodegradação, assim como outras matérias orgânicas de origem natural.
Ao contrário do que muitos pensam, é possível adicionar pelos de cachorro ao composto! Como são ricos em nitrogênio, eles se decompõem e podem enriquecer o composto. No entanto, para evitar problemas, recomenda-se misturá-los com outros resíduos, como restos vegetais ou materiais secos, para facilitar sua decomposição. No entanto, tenha cuidado: se seu cachorro for tratado contra parasitas externos (pulgas, carrapatos), é melhor evitar compostar os pelos dele, pois os produtos químicos podem desequilibrar o composto.
A maneira mais simples de se livrar dos pelos de cachorro é jogá-los fora junto com os resíduos domésticos. Essa opção é útil se você não tiver composto ou se os pelos coletados forem misturados com outros resíduos. Um saco de lixo destinado a resíduos domésticos clássicos ou um saco para excrementos de cachorro que você usa para outros resíduos do seu cachorro será perfeitamente adequado. No entanto, eles não permitem que o cabelo seja recuperado de forma ecológica, ao contrário das ideias que propomos abaixo.
Pelos de cachorro podem ter uma segunda vida! Aqui estão algumas ideias para reutilizá-los de forma engenhosa e ecológica.
As aves adoram pelos para construir seus ninhos, pois são quentes e leves. Você pode deixar bolas de pelo penduradas no jardim ou perto dos ninhos. Durante a temporada de ninho, os pelos do seu cão oferecerão um abrigo confortável para os filhotes.
Pelos de cachorro podem ser colocados ao redor das plantas para afastar certos predadores. Animais pequenos indesejáveis às vezes são afastados pelo cheiro do cão, tornando isso um método natural de proteção para suas plantações.
Se você é costureiro, também pode usar pelos de cachorro como preenchimento para almofadas ou travesseiros. Só certifique-se de que os fios estejam limpos e secos antes de colocá-los na caixa, para um resultado confortável e ecológico!
Na Espanha, ainda não há iniciativas em grande escala dedicadas especificamente à reavaliação do pelo de cachorro para uso industrial, como ocorre em outros países. No entanto, existem projetos relacionados ao uso de resíduos orgânicos, incluindo pelos de animais, para diversos fins. Por exemplo, a ONG Matter of Trust atua em vários países, incluindo a Espanha, promovendo o uso de pelos humanos e animais na criação de materiais como isolamento para construção ou produtos agrícolas sustentáveis. Embora seu foco principal nem sempre seja pelos de pet, é um exemplo de como esses materiais podem ter valor econômico e ambiental.
Além disso, algumas pequenas iniciativas incentivam os donos de animais a reutilizar o pelo de seus animais para fins mais simples, como fornecer material para ninhos de pássaros e promover a reciclagem doméstica. Para se envolver ou explorar mais, você pode entrar em contato com associações locais ou centros veterinários interessados em sustentabilidade.
Pelos de cães, gatos e outros animais de estimação podem ser controlados de várias maneiras. Embora a maneira mais simples ainda seja descartá-los junto com os resíduos domésticos, existem alternativas sustentáveis como compostagem ou reciclagem. Embora não existam grandes iniciativas formais na Espanha para reutilizar especificamente pelos de animais na indústria, alguns projetos e pequenas iniciativas estão explorando seu uso para fins ecológicos, como a criação de materiais sustentáveis ou o apoio à vida selvagem local. Escolha a opção que melhor se encaixa na sua casa e nos seus princípios ecológicos!
JUNTE-SE À COMUNIDADE DE HANDY BAG®
NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Descubra as nossas dicas, os nossos compromissos e os novos produtos.