DICAS E TRUQUES
O composto é um produto semelhante ao solo obtido a partir de resíduos orgânicos do dia a dia e é um fertilizante muito eficaz. Essa prática de reciclagem está começando a ser adotada por cada vez mais pessoas, por sua simplicidade, seu lado divertido e muito responsável. Seja ao ar livre ou dentro de casa, na cidade ou no campo, uma bolsa® prática vai te ajudar a dar seus primeiros passos e te dar as chaves para fazer composto facilmente: equipamentos, boas práticas, etc.
O composto é um produto 100% natural obtido por meio da compostagem, ou seja, pela decomposição de plantas e matéria orgânica. Quando sabemos que entre 25% e 40% dos nossos resíduos são compostáveis, é a solução responsável reutilizar resíduos de cozinha (cascas de frutas e vegetais, restos de comida, etc.) e resíduos de jardim (aparas de grama, aparas de cerca, etc.). A cada ano, esses resíduos pesam entre 45 e 60 quilos por habitante.
Isso vai te dar um fertilizante natural de qualidade, que permitirá fertilizar e melhorar a qualidade do solo, além de ser benéfico para as plantas e que as flores vão adorar.
Qual é a diferença entre substrato para vasos e composto, ambos produzidos pela decomposição da matéria orgânica? O solo para vasos, muito rico em húmus, pode ser usado para cultivar diretamente um grande número de plantas. O composto, por outro lado, não é um meio de cultivo, mas sim uma emenda ou fertilizante.
É uma prática que aproveita todos os poderes da natureza, bem em casa, enquanto alivia o peso do seu lixo.
E, ao contrário do que muitos pensam, a compostagem não exige necessariamente um jardim grande. Hoje, a compostagem pode ser adaptada a todas as situações, até mesmo em uma varanda ou no chão.
No jardim
Em termos de equipamentos, está claro que você precisará do que é conhecido como composteira. Elas podem ser encontradas em todos os formatos e tamanhos em lojas especializadas, mas também é possível fabricá-las você mesmo. Nesse último caso, certifique-se de seguir algumas regras essenciais para o sucesso da sua assinatura. Primeiramente, lembre-se, por exemplo, de incluir uma tampa para proteger resíduos orgânicos do clima. A segunda regra é que resíduos orgânicos devem estar em contato direto com o solo, então você não precisa adicionar uma base.
Fazer seu próprio compostor de madeira é uma ótima ideia de faça-você-mesmo para o próximo fim de semana ensolarado. Você vai precisar de 4 a 6 paletes do mesmo tamanho para delimitar o composto, algumas ferramentas DIY como parafusos, suportes de fixação e uma furadeira para segurar os paletes juntos, além de uma tábua de compensado e dobradiças para a tampa; Materiais e um nível DIY ao alcance de todos!
Na varanda
Para quem possui varanda, também há compostadores adequados nas lojas especializadas, variando de 3L a 20L. Mas você também pode fazer um com elementos muito simples.
Aqui vai um exemplo: com apenas um vaso, dois pires para vasos e um pedaço de papelão, você está pronto para fazer seu próprio compostor.
Coloque a panela onde você vai colocar os resíduos em um dos dois pires. Isso serve para coletar o líquido chamado "Chá de Compostagem", que traz benefícios para as plantas. O papelão e o segundo prato servirão como tampa.
Claro, diferente do composto externo, você terá que adicionar seus próprios microrganismos para iniciar o processo; você pode facilmente encontrar essas minhocas em centros de jardinagem. Para compensar a falta de contato com o solo no jardim, você precisará estar muito atento à formação do composto, regando regularmente para conservar a umidade e misturando com frequência para fornecer o oxigênio necessário. E, acima de tudo, não se esqueça da matéria marrom, como folhas e galhos, para equilibrar.
Há uma longa lista de resíduos compostáveis, que são classificados em "material verde", que é macio e úmido, e "material marrom", que é duro e seco. Idealmente, você deve misturar esses dois materiais para equilibrar a mistura de nitrogênio/carbono e fazer um composto perfeito.
Aqui estão alguns exemplos:
É tentador colocar cascas de laranja, limão ou toranja no composto.
No entanto, você precisa ter cuidado; São falsos amigos que correm o risco de contaminar os frutos de seu trabalho. A acidez das frutas cítricas desequilibra o equilíbrio entre nitrogênio e carbono, que é fundamental para o sucesso da compostagem.
Portanto, frutas cítricas não devem ser incluídas no composto – devem ser descartadas como resíduos domésticos normais.
A lista de resíduos compostáveis é longa, mas alguns devem ser evitados a todo custo. Além das frutas cítricas, aqui estão alguns resíduos que não são compostáveis e devem ser depositados em uma das caixas específicas de triagem:
Obviamente, você não deve incluir resíduos não degradáveis, como embalagens plásticas, latas e produtos domésticos, que devem ser descartados no seu compostador:
seja no seu recipiente individual para embalagens domésticas, nos recipientes coletivos de reciclagem fornecidos pelo seu município ou no recipiente normal de resíduos, caso seu município ainda não forneça recipientes individuais ou coletivos de reciclagem. Para saber tudo sobre as regras de triagem vigentes perto da sua comunidade, basta visitar o site da prefeitura local.
Agora que você sabe de tudo, está pronto para começar a fazer sua assinatura como um profissional.
JUNTE-SE À COMUNIDADE DE HANDY BAG®
NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Descubra as nossas dicas, os nossos compromissos e os novos produtos.