A correta triagem dos tecidos é mais importante do que pensamos. Não só tem um impacto direto na eficácia da reciclagem e na preservação do ambiente; tem também consequências para a nossa saúde. Os tecidos usados podem transportar germes e bactérias, e a má triagem pode expor os trabalhadores do centro de reciclagem a esses riscos à saúde.
Então, o que dizem os especialistas no assunto? De acordo com as recomendações do Recicla, os tecidos, usados ou não, devem ser colocados nos contentores de roupa que se encontram pelas ruas. A razão é simples: é certo que muito do que se deposita nestes contentores são roupas em condições de serem reutilizadas, e que, por isso, podem ser doadas, mas também há as que não apresentam essa possibilidade. Nestes casos, depois da triagem, estas peças de roupa podem ser recicladas.
Seja qual for a empresa responsável pela recolha e tratamento de roupa no seu município, colocar resíduos têxteis nestes contentores é uma alternativa mais amiga do ambiente e pode conduzir à reciclagem de vestuário.
Não, os lenços não devem ser descarregados na sanita. Embora possam parecer semelhantes ao papel higiénico, foram concebidos para serem mais resistentes e não se decomporem tão facilmente. A descarga de lenços no vaso sanitário pode causar entupimento de canos e problemas nos sistemas de esgoto. É aconselhável eliminá-los no caixote do lixo doméstico. Por exemplo, pode optar por este tipo de saco de balde que oferecemos.
E quanto a produtos semelhantes como toalhetes e toalhas de papel? Tal como os tecidos, estes produtos não são recicláveis e devem ser eliminados no caixote do lixo doméstico. O mesmo se aplica aos absorventes e tampões, que fazem parte do lixo doméstico.
A produção de tecidos tem um impacto ambiental considerável. São necessárias aproximadamente 17 árvores para produzir uma tonelada de papel de seda. Isto significa que o consumo de tecidos contribui para a desflorestação e para a perda de biodiversidade.
A fabricação de papel tissue também requer uma grande quantidade de água. Estima-se que sejam necessários cerca de 26.500 litros de água para produzir uma tonelada de papel de seda. Isto representa uma utilização significativa deste precioso recurso.
O processo de fabricação do papel tissue envolve o uso de produtos químicos, que podem acabar nos cursos d'água e causar danos à fauna e flora aquáticas.
Lenços de mão e outros produtos, como toalhas de papel, podem ser compostados. É uma ótima maneira de reduzir nossos resíduos, nutrindo o solo e acelerando a decomposição da matéria orgânica. No entanto, certifique-se de que estes tecidos não têm vestígios de produtos químicos de limpeza antes de os adicionar ao seu composto.
Tal como acontece com a triagem de garrafas de plástico, a triagem de tecidos levanta questões. Agora já sabe que estes tecidos, usados ou não, devem ser deitados fora com o lixo doméstico. No entanto, pode reciclar a caixa de papel ou o tubo de papel do rolo de papel toalha no lixo.
Não esqueçamos o impacto da produção de tecidos no nosso planeta. Felizmente, existem alternativas mais ecológicas aos tecidos. Lenços de papel e toalhas reutilizáveis são ótimas opções.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG