Existem diferentes tipos de sacos de plástico, incluindo os plásticos flexíveis (como os sacos de compras) e os plásticos rígidos (como embalagens alimentares). A composição dos sacos varia conforme a sua utilização: alguns são feitos de polietileno simples, o que os torna recicláveis, enquanto outros combinam várias camadas de materiais, tornando impossível a sua reciclagem. Sacos multicamadas, como as embalagens de bolachas ou cereais, possuem diferentes componentes (plástico e cera, por exemplo), o que pode contaminar outros materiais recicláveis.
Assim, embora alguns sacos sejam recicláveis, outros não só são impossíveis de reciclar, como também podem comprometer o processo de reciclagem de outros materiais.
Para saber se um saco de plástico é reciclável, teste a sua flexibilidade: se esticar facilmente sob a pressão do polegar, é reciclável. Caso contrário, se for rígido, deve ser colocado no lixo doméstico, no saco de lixo da cozinha.
Para facilitar a reciclagem, recomenda-se colocar todos os sacos e embalagens plásticas recicláveis num grande saco de plástico transparente. Isso evita que fiquem presos nas máquinas dos centros de triagem, causando avarias e atrasos. Eis os tipos de sacos que podem ir para o contentor amarelo:
Alguns sacos de plástico, geralmente multicamadas ou compostos, não eram recicláveis até há pouco tempo. Sacos de bolachas ou embalagens de comida para animais, por exemplo, contêm várias camadas de materiais diferentes. Esses sacos incluem:
No entanto, as recomendações para esses sacos plásticos mudaram. Embora o sistema de reciclagem ainda não esteja totalmente operacional, aconselha-se que tudo seja reciclado. A triagem final será realizada numa etapa posterior, garantindo que os materiais sejam tratados corretamente, mesmo que alguns ajustes sejam necessários.
Para limitar o uso de sacos de plástico, existem várias alternativas. Sacos reutilizáveis de tecido, ou algodão são opções duráveis e resistentes para substituir os sacos plásticos descartáveis. Sacos de papel, embora menos resistentes, degradam-se naturalmente e são frequentemente recicláveis. Também é possível optar por sacos compostáveis para as compras ou redes reutilizáveis para frutas e legumes. Para embalagens alimentares, caixas herméticas são uma solução durável e ecológica. E, para os seus resíduos, pode priorizar o uso de sacos de lixo feitos de plástico reciclado.
Adotar estas alternativas permite reduzir o consumo de plástico e contribuir para a proteção do meio ambiente.
A questão da reciclagem de sacos de plástico é complexa, mas destaca a urgência de reduzir a nossa dependência de todos os tipos de plástico, seja em sacos ou em outros produtos do dia a dia. A poluição plástica é um grande desafio ambiental, afetando ecossistemas e biodiversidade. Assim como os sacos, outros resíduos, como brinquedos de plástico, também geram confusão, pois sua reciclagem é dificultada pela presença de materiais mistos. Optando por alternativas mais sustentáveis e aplicando boas práticas de separação de resíduos, cada família pode contribuir para reduzir essa poluição e construir um futuro mais sustentável.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG