Antes de saber onde colocar, e especialmente onde não deitar as suas toalhitas, vamos examinar a sua composição.
A composição varia de acordo com o uso (toalhitas para bebés, toalhitas desinfetantes, toalhitas demaquilantes, etc.), mas em geral, elas contêm os seguintes elementos:
Como pode imaginar, todos esses elementos tornam as toalhitas resíduos difíceis de reciclar.
As toalhitas, mesmo que contenham fibras sintéticas, não são recicláveis nesses sistemas. Elas podem contaminar o processo de reciclagem e requerem uma triagem adicional, complicando a gestão dos resíduos recicláveis. Portanto, é desaconselhável colocá-las no contentor amarelo.
As toalhitas, especialmente aquelas contendo fibras sintéticas ou impregnadas com substâncias químicas (agentes de limpeza, conservantes, perfumes), não se decompõem corretamente no compostor. Elas podem introduzir produtos químicos indesejados no composto e prejudicar a sua qualidade, tornando-o inutilizável. Portanto, evite jogar suas toalhitas no compostor.
As toalhitas, mesmo aquelas rotuladas como "biodegradáveis" ou "descartáveis no vaso sanitário", não se decompõem tão rapidamente quanto o papel higiénico. Elas podem causar obstruções nos canos domésticos e nos sistemas de esgoto, resultando em altos custos de reparo e problemas ambientais, como transbordamentos de esgoto. Os serviços de saneamento são contra esse rótulo enganoso que pode causar consequências desastrosas, como falhas nas bombas. Portanto, é altamente desaconselhável colocar as suas toalhitas na sanita.
Como muitos resíduos da casa de banho, as toalhitas devem ser descartadas no lixo doméstico. Pode optar por um saco de lixo para colocar esse tipo de resíduo. Este lixo também é a solução adequada para outros resíduos da sua casa de banho, se pergunta onde colocar os seus tampões e absorventes, ou seus frascos de esmalte, ou ainda onde colocar os cotonetes.
Os serviços de saneamento viram o número de intervenções explodir durante o período da COVID, quando a quantidade de toalhitas utilizadas aumentou; consequentemente, houve um aumento no número de toalhitas jogadas na sanita. Concretamente, essas toalhitas se aglomeram em blocos e impedem o tratamento das águas residuais. Portanto, é claro que não colocar as suas toalhitas na sanita, mas sim no lixo doméstico, contribui diretamente para a proteção do meio ambiente.
Embora as toalhitas sejam práticas para muitas tarefas domésticas, o descarte adequado é essencial para evitar impactos ambientais e altos custos de reparo. Colocá-las na sanita, no compostor ou na reciclagem causa sérios problemas, como obstruções nos sistemas de esgoto e contaminação dos processos de reciclagem. A melhor maneira de se livrar das toalhitas é colocá-las no lixo doméstico.
© Copyright 2022 | ® Marca registada de uma sociedade do Grupo Melitta
Cofresco Frischhalteprodukte GmbH & Co. KG